O Thrash Metal

Olá. Iniciando a minha coluna do Blog das Cordas irei falar do estilo musical em que atualmente atuo: O Thrash Metal

O thrash metal é uma subdivisão do heavy metal conhecida por maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Suas origens remontam ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos com a nova música hardcore punk que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero é muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. As "quatro grandes" bandas do thrash metal são Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, que criaram e popularizaram o gênero no começo da década de 1980. No fim dos anos 70 o termo thrash já era usado na cena punk para referir-se as bandas que possuíam uma sonoridade mais agressiva que as demais do estilo, foram feitas até mesmo compilações utilizando o termo como o New York Thrash compilado em 1978 e lançado apenas em 1982 que continha bandas como Bad Brains, Adrenalin O.D., The Undead entre outras. Só a partir do início dos 80 que o termo foi adicionado no cenário do metal.

O thrash metal no Brasil tinha basicamente três cenas, a de São Paulo (de bandas como Korzus, Executer, Attomica, Acid Storm, MX e etc), a do Rio de Janeiro (de bandas como Dorsal Atlântica, Azul Limão, Taurus, Metralion, Antitese e etc) e a mais notória, a de Belo Horizonte (de bandas como Sepultura, Chakal, Mutilator, Overdose, entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records).

Sem duvida nenhuma, a banda de thrash metal de maior repercussão fora e dentro do Brasil foi o Sepultura. Inicialmente mais voltado para o lado mais obscuro do thrash metal (o que muitos chamavam de death ou black metal), logo com o lançamento de Schizophrenia em 1987 a banda despontou lá fora e levou a assinar com o selo europeu Roadrunner Records.

Durante os anos 90 não houve muitos nomes no thrash, mas vale citar Zero Vision e Distraught, que praticavam um thrash metal um pouco mais moderno, como o praticado lá fora (Pantera, Machine Head, Hatebreed etc).

Hoje os representantes do thrash (seja na linha mais old-school ou mais moderna) são bandas como Torture Squad, Midnight Route, Blasthrash, Violator, Farscape, Bywar, entre outras.

Guilherme Ferrari é guitarrista e graduando do primeiro semestre do curso de bacharel em instrumento - guitarra na Universidade do Sagrado Coração (USC / Bauru).

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Gostaria apenas de acrescentar para efeito de esclarecimento, que o termo "thrash" foi usado para definir um ritmo ou jeito de conduzir mais cadenciado, apesar de rápido, e não deve ser confundido, como muita gente faz, com o "trash" significando "lixo". Acredito que é daí que veio a onda de "bater cabeça".

Postar um comentário