O Hard Rock




Fernando Costa


E ae pessoal,tudo certo?




Meu nome é Fernando Costa, sou da cidade de Pirajuí-SP, sou guitarrista graduando do curso de Instrumento da USC, trabalho profissionalmente com banda e leciono aulas particulares em minha cidade.

Hoje veremos um pouco do que se trata Hard Rock, começaremos hoje do começo (ah.... não me diga!) vendo a decada de 60, mas afinal o que é Hard Rock?

O Hard Rock foi um gênero musical iniciado por volta das décadas de 50 e 60, fortemente influenciado pelo blues e pelo rock n’ roll, foi assim caracterizado por possuir um som mais pesado, com guitarras mais distorcidas, um volume muito alto e vozes com uma característica mais agressiva.

Na década de 60 bandas britânicas como Cream, The Jimi Hendrix Experience (estes que juntos tiveram um impacto significativo na música popular de seu tempo, popularizando o pedal wah-wah, uma curiosidade interessante é que Frank Zappa que tocava com The Mothers of Invention no Garrick Theatre, no Greenwich Village novaiorquino que apresentou o então recém criado Pedal de Wah-Wah a Jimi Hendrix), The Who,Rolling Stones, The Yardbirds, que teve como guitarristas Eric Clapton que saiu formando mais tarde o Cream, Jeff Beck e Jimmi Page que formaria “New Yardbirds” mais tarde se tornando Led Zeppelin. Esses foram alguns dos artistas principais a difundir o estilo que começou em canções como "Happenings Ten Years Time Ago", do Yardbirds, "My Generation" e "I Can See for Miles", do The Who e "You Really Got Me", do Kinks.

O estilo também foi caracterizado pela estética,d inâmica das apresentações e inovações sonoras. Em se tratando de guitarra, a exploração de efeitos, destaque ao fuzz e fortes drives além do wah-wah já citado.

A dinâmica das apresentações foram marcadas por exemplo com os solos de Jimi Hendrix feitos com os dentes, as exibições marcantes de Pete Townshend (imagem), que em 1964 “Tocando num palco alto demais, o estilo físico das performances do guitarrista resultaram no rompimento do corpo de seu instrumento, quando ele se chocou contra o teto. Furioso com as risadas da platéia, Townshend arrebentou a guitarra em pedaços, pegou uma Rickenbacker de doze cordas e continou o concerto. Por conta disso, o público no show seguinte aumentou consideravelmente, mas ele se recusou a destruir outro instrumento. Ao invés disso, Keith Moon foi quem arrebentou seu kit de bateria. A destruição de instrumentos se tornaria um destaque dos shows ao vivo do Who pelos próximos anos..”, o incidente na Railway Tavern acabaria entrando para a lista de "50 Momentos que Mudaram a História do Rock 'n' Roll" da revista Rolling Stone e influenciando uma geração posterior de guitarristas a quebrar seus instrumentos (que bom para as industrias de produção de instrumentos não?Rsrs ).

Por conta disso, as apresentações começaram a ser lotadas em busca de se ver um grande espetáculo não somente musical. O figurino, a produção de palco, luzes e etc, tiveram um crescimento significativo e um papel muito importante nas apresentações. Existia um público que pensava além do “Vamos ouvir aqueles caras porque eles são bons” o pensamento do momento era por exemplo “Vamos assistir o The Who porque eles quebram tudo no final” essa inovação que popularizou e em termos originou o estilo.
No final da década de 60 muitas bandas de Hard Rock já estouravam nas paradas de sucesso e em oculto grandes nomes do Rock n’ Roll já começavam a desenvolver sua sonoridade influenciados por tais. O Hard rock na década de 60 foi algo revolucionário para a história do rock e da música contemporânea, onde se iniciou algo que vemos não só no rock mas em quase tudo na música até hoje, o poder da estética nos palcos.

Não deixem de ver na próxima semana Hard Rock na década de 70 e os demais posts do nosso blog que estão fantásticos, um grande abraço a todos!

Fernando Costa

0 comentários:

Postar um comentário