Homenagem da semana



Esta semana: ROBERT FRIPP




Olá a todos. Eu sou Cesar G. Berton, guitarrista profissional - Artista Solo e Al Piacere - e estarei com vocês aqui no Blog das Cordas comentando a respeito dos nossos artistas homenageados! Estes músicos foram escolhidos por estarem aniversariando nesta semana. Obviamente não seria possível comentar em apenas uma postagem semanal todos os nomes interessantes... Assim tive a tarefa árdua de escolher apenas um músico por vez.
Iniciarei esta coluna com um guitarrista muito interessante e que tem trabalho e carreiras muito importantes para o meio da música popular.

Trata-se do guitarrista ingles Robert Fripp do King Crismon, nascido no dia 16 de Maio de 1946.




Fripp é um guitarrista de rock progressivo, famoso por suas técnicas inovadoras no seu instrumento, como o uso de um aparelho denominado Frippertronic que dá a guitarra a capacidade de gerar sons de sintetizadores.
Em nenhum momento Robert se prendeu à algum estilo musical, nunca cultivou ídolos, chegando à dizer que “(...) Jimi Hendrix nunca foi um guitarrista; foi apenas um músico que tinha algo a dizer e conseguiu, chegando a duvidar se o mesmo se interessava tanto pelo instrumento de trabalho(...)”. Outro alvo do guitarrista inglês foi Eric Clapton, a qual mencionou que foi “(...) um guitarrista meramente banal, que lançou algo interessante e se perdeu com o tempo (...)” - Declarações dadas à revista Guitar Player de 1974 em resposta a rumores destes dois terem sido as suas grandes influências.

Robert desenvolveu um estilo único sem se prender ao mainstream, o que lhe gerou alguma antipatia com parte do público, apesar de gozar de extrema reputação no meio especializado.

O King Crismon lançou-se, em 1969, com moderado sucesso apesar da inovação a qual o álbum trazia para o rock da época. Porém o a banda partiria para uma imensa troca de integrantes, permanecendo Robert Fripp como o único remanescente, apesar do mesmo não se considerar o seu band líder.
Além do King Crimson, Fripp trabalhou com diversos artistas apenas citando: Brian Eno, Peter Gabriel, David Bowie, ,Andy Summers, Blonde e Talking Heads.
O disco mais recente dele é o The Equatorial Stars com Brian Eno de 2004.
Abaixo você pode assistir uma linda performance de Fripp.

Abrassssssss e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário