Lutheria



Juninho Alves

Olá meu nome é Juninho Alves. Sou de Araçatuba (SP) e trabalho com música - guitarrista - há 10 anos. Além disso, faço pesquisas a respeito de lutheria e estarei em nossa coluna falando a esse respeito. Escolhi o tema “Madeiras” para iniciarmos as nossas discussões.
Tons de madeira não é o fator mais importante na decisão de tom, mas eles têm um grande papel. Os captadores de alta qualidade soariam completamente diferentes se a guitarra for construída com madeira compensada comparada a uma feita de maple por exemplo. Assim, no final, não se limite a pensar que uma guitarra compensada terá o mesmo som como uma guitarra de mogno, mas não ache que se precisa de uma guitarra de mogno top 10 para obter um som gordo. Não façam concessões na qualidade, não gaste todo seu dinheiro para obter a “melhor madeira”.
Braço, formato, tamanho e acessório também cria a sua parte em tons. Maple é uma madeira comum para , braços, como é duro, cria um tom brilhante. Jacarandá e Maple também são usados para escalas. Jacarandá cria um tom morno. Temos também o ébano, uma madeira um pouco menos comum, é muito pesada e cria um ataque brilhante, rígido.
Mogno às vezes também é utilizado em braços, por seu estilo clássico e quente. Seja cauteloso, no entanto, às vezes esse tom de mogno grande cria uma enorme quantidade de peso na guitarra. Sempre confira o peso da guitarra de pé e sentado, quando for testá-las. Muitas vezes precisamos fazer shows muito longos e, com certeza, o fator peso influencia muito. Podendo trazer fadigas, dores e com o tempo problemas dorsais.

Juninho Alves
(juninhowguitar@hotmail.com)

0 comentários:

Postar um comentário