O Heavy Metal

Olá, Meu Nome é Vinícius Zimmermann Vicente, estou cursando o terceiro semestre do Bacharelado em Guitarra. Na minha coluna vocês ouvirão falar do Heavy Metal e suas origens.

O heavy metal se desenvolveu no final dos anos 60 em grande parte na Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Suas raízes se encontravam no blues-rock, hard-rock, punk-rock e rock psicodélico.Sempre foi caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas.

A primeira banda de Heavy Metal sem dúvidas é o Black Sabbath, apesar de ainda se discutir muito entre Deep Purple e Led Zeppelin. Em meados da década de 70, o Judas Priest ajudor a impulsionar a evolução do gênero cortando grande parte da influência do blues. O Motorhead deu agressividade e a fúria nos vocais, devido a influência do punk-rock.

Logo em seguida nasce o movimento NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) movimento em que se encontra o Iron Maiden e o Saxon, o movimento se estendeu também a outros países nascendo várias legiôes de fãs pelo mundo inteiro, conhecidos como Headbangers ou Metalheads, não aceitando ser chamados de "metaleiros", que foi um termo negativo criado pela mídia.

Na década de 1980, o glam metal, influênciado pelo hard-rock, se tornou uma grande força comercial com grupos como Mötley Crüe e Skid Row, por outro lado o NWOBHM se extendo por todo o mundo e passa a sesr chamado de "Metal Tradicional" dando vida as bandas como Manowar, Grim Reaper, Grave Digger e Running Wild. O Underground produziu uma série de cenas mais extremas e estilos agressivos: o thrash metal invadiu o cenário com bandas como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram como fenômenos da subcultura do metal.

É caracterizado também pelo baixo que acompanha os bumbos e as guitarras carregadas também.

Na próxima semana, falaremos sobre as bandas de heavy dos anos 80, e fica aqui também a homenagem ao mestre Ronnie James Dio que se foi neste ultimo domingo aos 67 anos.

Hails!!!!!!!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

ERRATA: NA PRÓXIMA SEMANA FALAREMOS DAS BANDAS DOS ANOS 70 E NA SEGUINTE OS ANOS 80

Unknown disse...

e quem quiser conferir minha banda de heavy metal acesse:
www.myspace.com/legadobr

Postar um comentário