O ensino de música na escola livre





Aldo Bruno Marchand,

Olá a todos!

Meu nome é Aldo Bruno Marchand, sou guitarrista profissional e arte-educador (com ênfase em guitarra). Como tenho vivenciado muito a realidade de trabalhar com educação em escolas livres - com crianças, adolescentes e o publico da “3ª. idade” de diversas classes sociais - resolvi colocar esse tema para nossas discussões. Abro então essa primeira postagem comentando sobre minha opinião a respeito do perfil deste público...

Dar aulas em escolas livres de música vai muito além do simples ensino do conteúdo técnico, teórico ou prático. O professor trabalha com várias faixas etárias de alunos, com diversos objetivos e preferências pessoais distintas, por isso é muito difícil generalizar o ensino e padronizar os procedimentos.

Crianças até 12 anos de idade dificilmente aceitam interferência no modo de estudo, tendo uma resposta mais lenta. Sendo uma idade onde, ao invés de um ensino “sério”, é buscado um processo de musicalização que pode auxiliar no futuro. Ainda não existem por parte dos alunos maturidade e capacidade de abstração suficientes para que o aprendizado alcance as metas estabelecidas. Pode ocorrer um interesse natural nesta idade, mas ele poderá ser desfocado da proposta do professor, existem alunos nesta faixa etária que buscam o contato musical constante, porém prevalece o jeito de o aluno pensar devido à falta de maturidade momentânea.

A partir de 12 aos 17 anos o aprendizado encontra uma boa época da vida da pessoa que combina crescimento de maturidade com boa disponibilidade de tempo para estudo. Alunos adultos geralmente sofrem pela falta de tempo para desenvolver as atividades musicais devido aos seus compromissos profissionais.

Outro fator interessante é o ensino para a terceira idade, onde se encontra o maior grau da maturidade e geralmente um processo de musicalização tardio, onde o contato com a música era algo muito desejado que não foi alcançado previamente devido à condição de vida da pessoa no passado e seus compromissos profissionais. Depois de resolver suas questões financeiras e familiares o aluno da terceira idade procura as escolas de música para completar sua vida tendo contato com as atividades musicais.

Um público interessante é aquele que não desenvolve nenhuma atividade musical extra-classe e busca as escolas de música para se aproximar fisicamente do meio musical, mesmo que esteja intelectualmente distante.

Aldo Marchand é professor de instrumento e guitarrista profissional atuando na cidade de Bauru. Bacharel em economia e graduando em instrumento guitarra pela USC (3º. Semestre).

0 comentários:

Postar um comentário